APRENDIZADO COMPARTILHADO

O BLOG DA PUBLIX

Tendências
6
Out / 17

BATALHA PUBLICITÁRIA: McDonald’s vs. Burger King

por Sérgio Monteiro Jr.

O mercado publicitário está cheio de batalhas, guerras e cutucadas. Pelo mundo à fora é comum que grandes marcas batalhem entre si para conquistarem a fidelidade do consumidor.

Mas o que se vê, não é uma batalha sangrenta e sim uma chuva de bom humor e criatividade. Acredito que isto é saudável para todas as marcas envolvidas, afinal todas ganham visibilidade e principalmente mídia espontânea.

Pensando nisso, estamos começando uma nova série. Vou contar a história de algumas brigas publicitárias. Mostrarei casos globais, no Brasil as brigas são comuns, porém o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) não é tão permissivo. Bom, em um futuro post explicarei detalhadamente o que é o CONAR.

Sendo assim, vamos para o primeiro caso!

MCDONALD’S VS. BURGER KING

Este caso aconteceu na França em 2016. O filme publicitário mostra a instalação de um enorme outdoor na estrada, mostrando que o Burguer King mais próximo está a 258 KM de distância e mostra os pontos de referências para se chegar até lá. Ao lado, é instalado um outdoor bem menor, mostrando que o McDonald’s com drive-thru estaria a 5 KM de distância.

A instalação de ambos outdoors e a produção do filme foram do McDonald’s. Veja abaixo o filme da campanha:

A RESPOSTA DO BURGER KING

A resposta não poderia ser mais criativa. O BK criou a “continuação” do filme do McDonald’s.

No início é mostrado um resumo do filme inicial e na sequência mostra os mesmos personagens parando no drive-thru do McDonald’s e comprando café. A atendente pergunta se eles querem o pequeno e o grande. O personagem responde que preciso de um grande porque eles ainda têm um longo caminho a percorrer.

O filme então mostra a frase “Apenas 253 KM até seu Whopper, obrigado McDonald’s por estar em todos os lugares”. Logo após se vê o casal comendo seus BKs e dizendo “Hummm, nem é tão longe assim…”.

Veja o segundo filme:

É o não é uma guerra uma guerra de criatividade? O que achou deste caso? Deixe abaixo os seus comentários.

Não deixe de acompanhar os próximos posts onde trarei outro caso curioso e criativo.

VEJA MAIS

INSTAGRAM

NEWSLETTER

Fique por dentro sobre as novidades sobre o mundo da Publicidade. Cadastre-se em nossa Newsletter.