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Marketing Digital
25
Nov / 16

Marketing Digital: está no momento de investir ou realizar cortes?

por Estéfano Winter

Escrito por Estéfano Winter  linkedin

Prof. de Marketing e Especialista em Gestão Corporativa | Banking & Marketing

 

A opinião dos especialistas e executivos sobre qual estratégia adotar no atual contexto de crise é bem divergente: alguns recomendam cortes significativos, especialmente nos orçamentos de Marketing; outros falam em realizar investimentos se antecipando para uma retomada econômica que dá pequenos sinais de início. Existe um único caminho ou resposta correta para resolver esse dilema?

Com certeza não há. Contudo, temos boas pistas e recomendações que podemos seguir para encontrar a solução mais adequada para a realidade de negócios em cada empresa.

A recomendação mais importante é saber que qualquer redução de custos ou expansão de despesas deve ser feita com base em uma estratégia de negócios. Onde minha empresa pretende estar nos próximos anos? O que os meus clientes buscam e não encontram nos concorrentes? Quais são meus atributos fortes e como pretendo explorá-los? Quais são as falhas nos processos internos e pontos que podem ser aprimorados para aumentar a minha produtividade?

Infelizmente, não é esse tipo de reflexão que vemos no dia a dia. Muitos empreendedores e empresários tem investido no Marketing Digital por dois motivos: para reduzir as despesas com Marketing, pois as novas plataformas digitais têm baixo custo em relação ao Marketing tradicional; bem como para manter um nível de investimento necessário para alavancar os negócios. Entretanto, essa estratégia, muito frequentemente, não se mostra como uma boa escolha após alguns meses: as vendas caem ou não aumentam, não é possível determinar claramente o retorno do investimento em redes sociais, blogs, fanpages e e-mails marketing, e o custo dessas ferramentas de Marketing Digital não é tão baixo quanto incialmente pensado. Ora, onde está o erro então? Qual o caminho a seguir?

Investir ou reduzir despesas em Marketing sem pensar de forma estratégica, inevitavelmente, acarreta em frustração quanto aos resultados.

 

A falta de estratégia e clareza dos objetivos ao utilizar as ferramentas de Marketing Digital justifica a ocorrência desses problemas. Muitas vezes, movidos apenas pelo menor custo, os empresários e gestores investem no Marketing Digital sem saber claramente quais são os resultados esperados, quais são os limites e potencialidades dessas ferramentas mercadológicas e até mesmo qual será o impacto que a redução em estratégias já consolidadas poderá acarretar nas vendas.

Essa situação parece indicar, em uma rápida avaliação, que a efetividade das ações de Marketing Digital é baixa, mas, na verdade, não percebemos que estamos cometendo um erro estratégico e tendo uma má compreensão da situação, pois adotar ações de Marketing sem uma reflexão mais profunda sobre seus resultados potenciais e seu alinhamento com a visão de futuro de negócios da empresa é um alto risco.

Outro erro comum é não saber claramente em qual momento da jornada do cliente as ações pensadas são mais efetivas, de que modo a campanha de Marketing Digital contribui para os resultados e, principalmente, qual é o tempo de maturação dessas ações. Para cada momento da jornada do cliente devemos pensar em uma estratégia específica, com resultados e duração distintos. Se não ter uma visão estratégica ao investir ou reduzir custos em Marketing já é algo problemático, não conhecer bem os momentos de jornada do cliente aumenta esse problema.

A facilidade de uso e configuração das estratégias digitais não pode nos fazer ignorar o fato de que o tempo de maturação para colher resultados concretos é, na parte das vezes, mais longo e demanda investimento constante e um bom conhecimento do público que pretendemos atingir.

Por isso, começar uma ação de Marketing Digital e parar após alguns meses é duplamente negativo: perde-se o investimento feito e não se colhe os frutos dessa ação, que ainda precisariam de mais tempo para amadurecerem.

 

Logo, em um cenário de maior incerteza e crise, fazer as escolhas certas é fundamental.

Você nota que a resposta para a pergunta que fizemos no início desse texto é encontrada em uma reflexão mais aprofundada sobre a estratégia de longo prazo da empresa e sobre a escolha da melhor ação para o tipo de cliente que sua empresa pretende captar, ao invés de uma mera redução ou ampliação de recursos? Percebe que não existe uma reposta certa, mas que toda vez que a sua decisão estiver alicerçada em uma estratégia definida e alinhada com seu público você poderá obter bons resultados? Concorda que se não adotar essas recomendações, acabará se frustrando com os resultados? Pois bem, essa é a vantagem e dificuldade de atuar com o Marketing Digital: a princípio parece algo muito simples e pouco estruturado, mas aos poucos notamos que precisamos de uma opinião ou avaliação técnica de especialistas e muito planejamento.

Antes de pensar em mexer nos seus custos no Marketing Digital, investindo ou reduzindo, avalie bem os caminhos e tenha um bom suporte técnico. Leia sobre o assunto, conheça o tema de forma aprofundada. O momento será de investir ou reduzir dependendo da sua estratégia de negócios e conhecimento claro da jornada do seu cliente. Ou seja, quando conhecer bem esses dois pontos não terá tantas dúvidas e terá mais clareza sobre a resposta para a pergunta que fizemos. Claro, para cada empresa e para cada realidade a resposta será diferente. Parece difícil, mas não é: toda vez que for recomendada uma resposta única, válida para todos os momentos e lugares, desconfie, pois, a realidade é mais complexa e não existem respostas únicas.

Então, quer conhecer um pouco mais sobre o Marketing e a jornada do cliente? Baixe o E-book “101 dicas rápidas para um Marketing Digital de resultados” e faça bons negócios, através de escolhas corretas.

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