APRENDIZADO COMPARTILHADO

O BLOG DA PUBLIX

Branding
1
Set / 17

Por que as marcas devem se modernizar? O que é esse tal de Redesign / Rebranding?

por Luiza Diniz

Vamos começar explicando o termo, chamamos de Rebranding ou Redesign quando a estratégia de divulgação da sua marca necessita de um replanejamento e alteração.Podendo abranger muitas coisas desde um novo logotipo até uma nova filosofia, missão e valores.

Os consumidores assimilam essas mudanças como uma modernização da empresa e esperam que essas mudanças sejam refletidas na qualidade dos produtos e/ou serviços prestados. Ou seja, esperam que a empresa esteja acompanhando o mercado e acreditam que esta irá passar ainda mais confiança e seriedade. Não é apenas uma mudança visual.

Lembrando que são duas coisas diferentes:

Redesign = nova identidade visual = sempre visível = modernidade. Não necessariamente uma mudança de reposicionamento.

Rebranding = nova cultura da marca = reposicionamento ou fortalecimento = mudança de valores e ideias.

Gostamos sempre de dizer que:

“Evolução é tudo e faz parte do processo”

Quem vive no passado, no passado ficará. Não seja um museu! Mude para ficar, mude para influenciar, enfim mude para continuar ou ter sucesso.

Recentemente fizemos 3 grandes trabalhos de redesign de marca:

  • A contabilidade Minasconte que estava precisando modernizar seu logotipo. Coloca desenho antes e depois.
  • A empresa de cabines Ecabine que também mudou seus valores e passou a transmitir o tratamento personalizado com os clientes Coloca desenho antes e depois.
  • e o escritório de Advocacia Sgarbi Magalhães que fez o redesign para mostrar a agilidade dos serviços prestados. Coloca desenho antes e depois.

Algumas grandes marcas também já passaram por esses processo:

A fanta mudou drasticamente o logotipo para aproximar o público jovem.

fanta

O google modificou seu logotipo para mudar o posicionamento e ser mais acessível.

google

O boticário reformulou sua marca quase que totalmente.

Boticario

E finalmente o Instagram, que pegou muita gente de surpresa e chegou para  quebrar padrões. Confira o vídeo abaixo com a evolução e criação do novo logotipo.

O primeiro contato do cliente com a sua empresa é através da sua Marca, qualquer publicidade que a sua empresa faça pode ou não despertar o interesse de um possível comprador.

 

Portanto, uma marca bem conceituada e com um valor percebido maior que o valor real é de extrema importância. Um design atrativo, moderno e interessante é o “básico” para que o cliente possa estabelecer uma relação de confiança.

 

Para quem queria aprofundar mais sobre o assunto recomendandos o livro: “Desing de Logotipos que todos amam”.

 

Espero que tenham gostado. Até a próxima.

VEJA MAIS

INSTAGRAM

NEWSLETTER

Fique por dentro sobre as novidades sobre o mundo da Publicidade. Cadastre-se em nossa Newsletter.